Canil Levemom Bulldog Inglês Canil Levemom Bulldog Inglês
Facebook Instagram Telefone Canil (51) 99501-6414

Especializado nas Raças:

Bulldog Inglês

Chow Chow

 

O que é Olho de cereja?

 Prolapso da terceira pálpebra é tambem conhedida como "Olho de Cereja".

O que é?

O prolapso, dentro da medicina, indica que um órgão, ou alguma particularidade, é deslocada ou projetada para fora do corpo, e dentro do sistema lacrimal, os cães possuem uma glândula muito importante chamada “glândula da terceira pálpebra”, cuja função consiste em  fornecer até 70% das lágrimas dos pets. Em suma, essa condição não é nada mais nada menos que a projeção dessa glândula para o meio externo. Por conta da aparência, é chamada popularmente, como: “Olhos de cereja”. 

Quais as causas?

As causas para o aparecimento do prolapso podem ser ligadas a vários fatores, porém o mais comum é devido à flacidez dos tecidos adjacentes. Outro ponto bastante comum para o desencadeamento do prolapso são os agentes irritantes. Esses, por sua vez, fazem com que os cães tentem coçar o olho, acontecendo assim o traumatismo,  e consequentemente o deslocamento da glândula para fora. Existem raças que são pré-dispostas para o aparecimento do prolapso da glândula. Os principais, são: Boxer, Bulldog, Pug, Sharpei,  entre outros.

Quais sinais?

Os sinais clínicos do prolapso da glândula da terceira pálpebra são facílimos de serem vistos. O sintoma principal da doença é o aparecimento de uma “bolinha rosa ou vermelha” no canto do olho. Esse por sua vez, normalmente ocorre de forma bilateral, ou seja, aparecem nos dois olhos.O diagnóstico é bastante simples, porém necessita de um profissional médico veterinário para fazer a avaliação correta.

Tratamento:

É importante que o tratamento  seja feito, preferencialmente, por um médico veterinário oftalmogista ou especialista em cirurgia, pois a região é muito delicada, com isso, requerendo profissionais especializados. O tratamento é feito através da intervenção cirúrgica. Essa cirurgia consiste . basicamente, no reposicionamento da glândula para o local correto ou dependendo do caso até mesmo a retirada da glândula.

O prognóstico é bom e o animal pode levar uma vida totalmente normal, sem nenhuma sequela. Para que o prognóstico seja favorável, é importante que o médico veterinário intervenha o quanto antes. Como dito anteriormente, os olhos são bastante sensíveis, por isso não deve haver demora no tratamento.

Fonte: Caes&Gatos

Galeria de Fotos

Compartilhar
© 2015 Canil Levemom. Todos os direitos reservados.
Siga-nos no Facebook Facebook